quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O SOM DO NÃO

São só três letras. Como SIM, como SÃO, como o SOM falsamente agressivo que o NÃO pode transmitir. É democrático. Permite réplica e mesmo negando sisuda, é a porta mais rápida para os sins que realmente importam. Não há como se respeitar só dizendo SIM ao mundo.

Complicado é não haver curso para aprender a pronunciá-lo. Não há aula na escola, grade curricular universitária, tese de doutorado, não se menciona no catecismo nem no terreiro, em curso pré-nupcial ou pré-natal. E ai dá-lhe pais divididos entre a permissividade e o autoritarismo. Casamentos explodindo em divórcios litigiosos porque o velho hábito de chegar atrasado do ser amado cai na panela de pressão da condescendência. Quadros funcionais inteiros de empresas com ulceras causadas pelos sapos engolidos, pelas horas extras contrariadas.

O NÃO resoluto é sereno e precisa de fé. É necessário acreditar para transmitir-lhe veracidade. Não será respeitado numa discussão ou descontrole emocional porque fere a premissa básica de respeito aos sentimentos. Seus e do alheio. Não pode ser grosso ou agressivo sob o risco de parecer vingança barata. E não esqueça que o corpo fala. Se em algum NÃO o gesto titubiar, lá se vai a credibilidade. Portanto ele não é provocado, independe de fatores externos. Ele é a exteriorização de nossas verdades e, se assim, vem naturalmente.

É a maneira mais eficaz de respeitarmos nossas prioridades. É dizendo NÃO a hora extra que dizemos sim a qualidade de vida, ao papo com o velho amigo no happy hour e ao filme agarradinho no final da noite. Com um NÃO ao brinquedo de presente sem data especial que criamos um adulto que planeja suas ações e que sabe que pequenas alegrias são momentos mágicos que seriam aniquilados pela falta de expectativa. E que amor exige franqueza para sobreviver leve e cúmplice. A mim, parecem trocas justas.

Pode não ser fácil. Na verdade é um exercício constante e sempre estaremos sujeitos a sucumbir. É tentadora a falsa sensação de não contrariedade. Mas esse exercício torna a vida bem mais leve.

Um comentário:

Elisa Mazzuca disse...

Transmitiu de maneira ímpar o benefício dessas três letras.

Tanto orgulho amiga!!

BjOo