segunda-feira, 30 de março de 2009

TUDO TEM TRÊS LADOS

Sem querer cair em filosofia barata, nem no lugar comum. As coisas são simples demais. O que complica é o ser humano. O fato é que a maior parte do sofrimento das pessoas vem do foco cada vez mais míope no próprio umbigo.

Qualquer, qualquer assunto que envolva duas pessoas, terá ao final três lados. Isso porque ninguém é racional em questões pessoais. Passionais. Duas pessoas podem te contar histórias completamente distintas sobre um mesmo fato sem que nenhuma delas esteja mentindo. O que aconteceu, ninguém terá isenção suficiente pra te dizer. O problema está na dificuldade em reconhecer as próprias deficiências, as próprias falhas.

Soma-se a isso, a dificuldade natural de qualquer ser humano em olhar para os próprios defeitos e ao egoísmo latente que o impede de admitir que o outro também tenha umbigo. O problema sempre será o cabeça dura do seu amor, o amigo sem tempo que te decepcionou, do chato do seu chefe ou dos seus pais repressores. Em contra partida, os pais sempre terão os filhos inconseqüentes, amigos ocupados com coisas que você nem se dá conta e que também são falhos, os chefes terão a insubordinação como desafio e os amores sempre terão as teimosias dos próprios amores.

E isso se estende a tudo. De briga no trânsito a religião. Do BBB ao Collor gerindo Orçamento. Tudo tem três lados.

Levando em consideração que a questão envolva apenas dois pontos de vista. Se envolver mais pessoas, meu caro, prepare-se pra ver a quantidade de lados crescendo exponencialmente, em um polígono onde as vértices jamais se convergirão ao centro.
O resultado dessa equação sempre será imprevisível e só uma das vértices está em nosso poder controlar ou não. Não há receita ou fórmula. A sugestão, indo pra filosofia barata e caindo no lugar comum, é cuidar de você. Simplificar tudo. Se respeitar antes de mais nada. Racionalizar sempre que possível. Respirar sempre e fundo. Se conhecer e reconhecer em cada gesto.
MENTE QUIETA, ESPINHA ERETA E CORAÇÃO TRANQUILO

2 comentários:

Tania C.Toffoli disse...

Mesmo com o final sendo um "pouquinho PC", gostei, rsss.

Bjs

Guedes disse...

"Adoro teus cabelos
Adoro a tua voz
Adoro teu estilo
Adoro tua paz de espírito
Adoro teu olhar
Adoro tua força
E adoro dizer teu nome...
As vezes as coisas são difíceis, minha amiga, mas você sabe enfrentar a (com) beleza dessa vida..."

SAUDADES NÃO MATAM SABIA?
Beijos gigantes