segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

CANALIZE INTERESSE

Esse texto surgiu da conversa com uma amiga que dizia: não estou conseguindo ler como antes, leio um pouquinho e já paro. Falei então sobre canalizar o interesse. Ouvi de volta um: Disserta! (disserta foi muito bom, rs). A continuidade da conversa segue abaixo.

Em resumo, nosso dia a dia é composto por uma série de atividades. Sejam elas profissionais, físicas ou mentais, prazerosas ou não, com o passar dos anos imprimimos em nosso organismo a forma como vivemos. Se em algum momento, por qualquer motivo, uma dessas atividades deixa de existir, precisamos suprir nosso organismo com outra atividade de igual valia. Se você sempre gostou de ler e não está conseguindo, perde a concentração ou dispersa, podemos partir do pressuposto que você "se interessa" por leitura ainda que não a esteja desenvolvendo no momento.

A leitura ocupa então uma vaga importante na sua vida pertencente à categoria dos “prazeres”. Se você não está conseguindo ler, está automaticamente lhe tirando um prazer, já que sempre gostou de fazê-lo, concorda???

Logo, você não pode simplesmente fechar o livro e esperar que seu foco volte porque estará automaticamente tirando do seu dia a dia um prazer sem reposição. O mais provável é que feche o livro e fique virando de um lado pro outro na cama tentando dormir. Está substituindo um prazer por uma quase tortura.

Portanto, precisamos canalizar o "interesse" para alguma coisa que nos de "prazer". O tempo que estaria lendo, canalize para um bom filme, um passeio ao ar livre, um belo sorvete ou muito beijo na boca, mas enfim, substitua um prazer pelo que lhe dá prazer. Isso é o mais importante. Você NUNCA pode substituir um prazer por qualquer outra coisa que não seja prazer... Não pode, "já que não consigo ler quando chego em casa", ficar até as 22h no trabalho. Substituir prazer por obrigação NUNCA dá certo.

Isso serve para as atividades não prazerosas também. Você não pode deixar de ir trabalhar, pegar ônibus, metrô ou trânsitos lotados para passar o dia na praia. Ok, até recomendo que faça isso de vez em quando. Mas acredite, depois de 2 ou 3 dias assim você vai achar tudo um saco e rezar para que seu chefe aceite aquele atestado médico assinado pelo seu primo residente.

Nós precisamos das obrigações também.

Cerca de 90% das pessoas que conheço e que se dizem infelizes por algum motivo, trocaram atividades de maneira errada. Uma criança, por exemplo, é uma dádiva na vida de qualquer família, certo? De fato a muito de prazer nas diversas obrigações que os pais ganham com a chegada do herdeiro. Mas nenhuma troca de fralda suja nesse mundo substituirá a partida de futebol, cerveja e petiscos engordurados com os amigos ou uma bela tarde em um salão de belezas sem preocupações. Repito a todos os meus amigos. Os avós, tios e padrinhos estão ai para isso. Não SE esqueçam. Lembre-se que vocês costumavam até namorar...

Voltando ao livro, ao iniciar a nova atividade para substituir o prazer deixado de lado, você gradativamente retomará o gosto pela leitura. E retomará porque aquilo está impresso em você como um prazer. Nunca deixará de ser. E terá ao final de tudo, uma vantagem a mais. Redescobrirá a leitura e terá adquirido um novo prazer. Talvez ler assistindo a um filme, tomando um sorvete...

3 comentários:

Tania C.Toffoli disse...

Acho que preciso canalizar interesse na minha monografia...

Estou terminando de ler o livro que vc me deu!! Muito bom!!!

Bjss

Lulinha disse...

"Repito a todos os meus amigos. Os avós, tios e padrinhos estão ai para isso."
AHA!!!!! Tô aqui Ju!!!
Só me falar quando for a hora, não vou te decepcionar!!! hahahaha
Quero tanto esse meu afilhado!!!
Hauhauhauhau
Tô aqui!!! Tô aqui!!!
Pode ir beijar na boca, tomar sorvete, viajar, passear no bosque!!!Esse foi o melhor post... me deu esperanças.

Anônimo disse...

Consegui, consegui!!! Deu certo a canalização!!!!! Ontem iniciei a leitura de "Cheiro de Goiaba" e hoje cedo terminei... :) :) Valeu!!!